Cloud Computing, 4 vantagens e benefícios
Introdução a Cloud Computing Nos dias atuais, a Cloud Computing ou Computação em Nuvem, tem […]
Conteúdo
A principal motivação para esta mudança abrupta foi a eliminação de algumas infraestruturas que se encontravam nas empresas. A migração de todos os dados para a nuvem permite maior segurança cibernética e melhor logística para compartilhar informações relevantes. Além disso, você não precisa se preocupar em ter espaço suficiente em seus computadores. Nesse sentido, foi criada uma oportunidade de trabalho da qual você pode aproveitar.
A maioria dos departamentos de TI tradicionais desapareceram para serem substituídos por integração em nuvem e centros de controle. Portanto, o pessoal que fez a manutenção do hardware não é mais necessário. Agora a demanda está focada em desenvolvedores e integradores de nuvem. Por mais de uma década, a maioria das empresas tem sido sua própria provedora de serviços de TI para o desenvolvimento de suas atividades.
Toda a infraestrutura de TI precisava de manutenção, portanto, o departamento de TI era essencial. Mas agora a nuvem chegou. A computação em nuvem oferece uma solução para o problema do hardware anterior, que exigia um grande investimento para sua manutenção. Se houvesse mudanças no modelo de negócios, seria difícil integrar o software. Além disso, a segurança dependia da própria organização, e não se deve esquecer que qualquer modificação envolve um grande custo. Abaixo listaremos os softwares e seus beneficios:
A infraestrutura como serviço (IaaS) fornece às empresas sua infraestrutura de computação básica na Internet, incluindo redes, servidores e armazenamento, geralmente com base em um sistema de pagamento por serviços. Do ponto de vista do usuário, a utilização de serviços baseados em nuvem é simplesmente uma questão de se conectar com segurança ao aplicativo pela Internet, o que pode ser feito por meio de qualquer dispositivo conectado, como smartphone, tablet ou computador.
Esta plataforma estende o modelo IaaS com um conjunto de serviços baseados em nuvem que permite aos desenvolvedores e usuários de negócios criar e implementar aplicativos fáceis de usar de forma rápida e intuitiva. Tudo isso ocorre sem a necessidade de adquirir ou gerenciar qualquer hardware, nem instalar ou atualizar nenhum software, pois o hardware e o software necessários são mantidos pela empresa de nuvem que executa o aplicativo.
É uma forma de fornecer aplicativos de software pela Internet, geralmente por assinatura e sob demanda. O Slack, Clickup e Adobe são aguns exemplos de SaaS.
O provedor de nuvem cuida da hospedagem e de toda a infraestrutura de TI, além da manutenção e segurança. Os serviços SaaS usam uma arquitetura de nuvem multilocatária, o que significa que todos os usuários e aplicativos compartilham uma infraestrutura comum que é mantida centralmente. Neste modelo de implantação de software no qual o provedor de nuvem hospeda os aplicativos do cliente em seu ambiente.
O cliente acessa seus aplicativos pela Internet. Em vez de ter que comprar e manter sua própria infraestrutura de computação, o cliente se beneficia com a assinatura de um serviço de pagamento conforme o uso. E a solução ideal para muitas empresas, permitindo-lhes começar a trabalhar rapidamente com a tecnologia mais inovadora que existe.
As atualizações automáticas reduzem a carga nos recursos internos. Os clientes podem aumentar ou diminuir os serviços com base nas flutuações da carga de trabalho, adicionando mais serviços ou recursos à medida que crescem. Um conjunto moderno de serviços em nuvem oferece software completo para todas as necessidades de negócios, como experiência do cliente, compras de ERP, gerenciamento de portfólio de projetos de ERP, cadeia de suprimentos e planejamento de negócios.