Cloud Computing, 4 vantagens e benefícios
Introdução a Cloud Computing Nos dias atuais, a Cloud Computing ou Computação em Nuvem, tem […]
Conteúdo
Atualmente o HTML está em sua versão HTML5 e significa “Hypertext Markup Language” pela sua sigla em inglês., o HTML é uma linguagem que pertence à família das “linguagens de marcação” e é utilizada para o desenvolvimento de páginas web. O padrão HTML é definido pelo W3C (World Wide Web Consortium).
Deve-se notar que o HTML não é uma linguagem de programação, uma vez que não possui funções aritméticas, variáveis ou estruturas de controle típicas das linguagens de programação, portanto, o HTML apenas gera páginas da web estáticas, no entanto, o HTML pode ser usado em conjunto com várias linguagens de programação para criar páginas da web dinâmicas.
Basicamente, a linguagem HTML é utilizada para descrever a estrutura básica de uma página e organizar a forma como seu conteúdo será exibido, além do fato de que o HTML permite incluir links (links) para outras páginas ou documentos.
HTML é uma linguagem de marcação descritiva que é escrita na forma de tags para definir a estrutura de uma página web e seu conteúdo como texto, imagens, entre outros, de forma que HTML é responsável por descrever (em certa medida) a aparência que terá a página da web.
Tags HTML são fragmentos de texto entre colchetes <>, que são usados para escrever código HTML. Existem tags de abertura e tags de fechamento, elas têm a forma: <tag> </tag>. Onde < tag > é a marca de abertura e </tag> é a marca de fechamento indicada pela barra ex: <p>código de um paragráfo</a>
O HTML possui uma grande variedade de tags definidas para diferentes usos. Se deseja saber com detalhes indicamos ler o seguinte artigo
Para desenvolver uma página web em HTML é necessário criar um documento HTML. Um documento HTML é um arquivo de texto que possui a extensão .htm ou .html. Neste documento todo o texto e tags HTML necessários para criar uma página são escritos, o texto escrito no documento HTML é chamado de código HTML. Um documento HTML pode ser gerado com qualquer editor de texto simples, como o Windows Notepad ou Linux Gedit.
Até a chegada do HTML5, um documento só podia ter um H1 (título de primeiro nível), mas com a nova versão do HTML isso mudou. Como a estrutura do HTML5 é baseada no significado semântico, o uso de um H1 é permitido para cada uma das tags semânticas básicas, ou seja, seção e artigo, normalmente colocadas dentro do cabeçalho
O HTML5 como já falamos, é apenas uma linguagem de marcação e todo conteúdo exibido é estático. Por outro lado podemos embutir linguagens de programação diretamente no HTML e obter resultados mais dinâmicos.
A linguagem de programação mais usada com o HTML é o PHP. Pela sua simplicidade, robustez e portabilidade, o PHP se tornou o queridinho na parceria com o HTML para exibição de dados dinâmicos.
O código PHP é colocado entre as tags <? php e ?> e todo o código colocado entre essas tags é processado pelo servidor que por sua vez renderiza os dados e os exibe dentro da marcação HTML.
Quando se escreve uma marcação em HTML, a aparência do documento HTML não fica muito apresentável, mas fica estruturada. Para deixar o visual do documento HTML mais atrativo, foi criado o CSS, folhas de estilo que podem ser anexadas ao HTML e assim mudar sua aparência.
Uma folha de estilos CSS pode alterar qualquer propriedade do HTML e seus componentes. Hoje em dia é praticamente impossível criar um site e deixar de lado o uso do CSS.
Para se ter alguma interatividade no HTML sem recorrer a processamentos de servidor, surgiu o Java Script, o que se mostrou muito útil para principalmente validação de formulários e animações de alguns elementos do HTML.
O HTML5 apesar de não ser uma linguagem de programação, pode ser usado juntamente com linguagens de programação de diversos tipos para realizar codificações mais dinâmicas.
Se precisa publicar um site utilizando HTML5 você pode fazer isso diretamente do nosso Painel Cloud ou pode falar com nossa equipe técnica para ajudar na sua publicação.