Cloud Computing, 4 vantagens e benefícios
Introdução a Cloud Computing Nos dias atuais, a Cloud Computing ou Computação em Nuvem, tem […]
Conteúdo
A computação em nuvem ou Cloud Computing é o fornecimento de serviços de computação, como software, bancos de dados, servidores e conexões de rede, pela Internet. Isso significa que os usuários finais podem acessar software e aplicativos de onde quer que estejam.
Foi atribuído o termo nuvem para a prática de desenhar a Internet como uma nuvem nos diagramas de patentes de rede do início de 1990. Portanto, quando as pessoas falam sobre coisas como “armazenamento em nuvem” e “CRM baseado em nuvem”, refere-se aos serviços e recursos do sistema que podem realizar suas ações na Internet.
A computação em nuvem é baseada na premissa de que a computação convencional ocorre em um computador, geralmente remoto, que não é o que está em uso hoje. Os dados coletados durante esse processo são armazenados e processados em servidores remotos (também chamados de servidores em nuvem), o que significa que o dispositivo que acessa a nuvem não precisa usar tantos recursos para funcionar.
Ao hospedar remotamente software, plataformas e bancos de dados, os servidores em nuvem liberam a memória e os recursos de computação de computadores individuais. Os usuários podem acessar com segurança os serviços em nuvem usando credenciais recebidas do provedor de computação em nuvem.
Diariamente, salvamos, compartilhamos e acessamos uma infinidade de informações e aplicativos a partir de diferentes dispositivos, sejam eles computadores, tablets ou smartphones. A nuvem está, inevitavelmente, no nosso dia a dia. Em termos simples, Cloud Computing permite que você alugue suas tecnologias de informação, ao invés de comprá-las. Em vez de investir pesadamente em bancos de dados, software e equipamentos, as empresas optam por acessar seu poder de computação pela Internet e pagar pelo que consomem.
Como a computação em nuvem significa que a carga de trabalho do computador de um usuário está hospedada em uma máquina diferente, a nuvem pode ser acessada de qualquer lugar e a nuvem está disponível para qualquer pessoa com uma conexão à Internet. Diferentes empresas têm sua própria infraestrutura de nuvem para hospedar os dados do usuário. No entanto, uma nuvem também pode ser um pequeno número de computadores. Nesse sentido, existem nuvens públicas e privadas, e elas podem ser auto hospedadas ou hospedadas por terceiros. As nuvens privadas exigem que os usuários tenham as plataformas ou logins apropriados, como um navegador da web ou uma conta, para acessar esses servidores e os dados que eles contêm.
Atualmente, quem está online usa a nuvem no seu dia a dia, independentemente de estar ciente disso ou não. Editando documentos em uma unidade compartilhada, enviando e-mails, fazendo streaming de filmes, armazenando arquivos e compartilhando fotos no Instagram … Todas essas atividades são possibilitadas pela computação baseada em nuvem.
Para as empresas, a nuvem foi transformadora. Independentemente de você usar a nuvem pública (hospedada por provedores terceirizados), uma nuvem privada (hospedada no local, mas fornecendo acesso móvel) ou uma combinação dessas duas nuvens, milhões de organizações grandes e pequenas hoje usam a tecnologia de nuvem para quase todas as suas necessidades de computação.
A adoção da nuvem foi rápida e global. Os três principais motivos pelos quais as empresas adotam inicialmente os serviços em nuvem são flexibilidade de entrega, economia de custos operacionais e escalabilidade. Cerca de 70% das organizações afirmam que já estão tendo lucro ou planejando obter uma vantagem competitiva com o uso de serviços em nuvem. Alguns dos benefícios mais importantes da computação em nuvem são:
A segurança na nuvem, especialmente para empresas, tornou-se uma opção muito mais confiável do que o armazenamento de dados local.
A nuvem elimina efetivamente uma série de preocupações relacionadas à segurança simplesmente porque está localizada fora das instalações, como desastres naturais ou roubos que podem ocorrer em seu escritório.
Funcionários insatisfeitos não têm acesso aos servidores físicos que compõem a nuvem, e a maioria dos provedores de nuvem garante que o acesso aos dados seja monitorado de perto, o que significa que ninguém deve ser capaz de revelar os segredos da empresa.
Dito isso, atenção especial deve ser dada aos padrões de segurança oferecidos pelo provedor de nuvem, incluindo medidas para proteger a transmissão e armazenamento de dados, bem como as medidas de segurança física do data center do provedor de nuvem. Para controlar os direitos de acesso dos funcionários.